Marcela Cantuária
por Duda Ballesteros e Rogério S.
Buscando personagens que transmitissem o espírito da Proeza MAG!, tivemos a felicidade de conhecer a pintora Marcela Cantuária.
Com toda simpatia, nos chamou para conhecer o seu ateliê no bucólico bairro do Grajaú, zona norte do Rio.
Fomos recebidos no universo da Marcela entre velas, incensos, água de coco e um entusiasmo contagiante: foi match instantâneo!!
Rimos muito, falamos de espiritualidade, mulheres icônicas da América Latina, e muito informalmente fomos apresentados ao seu trabalho e ao seu riquíssimo repertório…
Certamente Marcela não está sozinha. Suas deusas lhe contam segredos que ela materializa em pinturas hipnóticas, vibrantes, caóticas e profundas. A técnica impecável se mistura com sua rebeldia.
Marcela assume vários clichês e ainda assim é singular e nada óbvia. Uma força feminina emocionante que mexe em lugares estranhos e desconhecidos.
Urutu, o oráculo
Marcela Cantuária foi convidada para ilustrar um oráculo chamado Urutu. Projeto feito em parceria com o fotógrafo Pedro Garcia de Moura, criador do personagem Cartiê Bressão.
São 38 cartas com pinturas que substituem os arquétipos do baralho tradicional por um mergulho na história recente da música, literatura e arte brasileira. São frases e imagens que dão um novo significado para a sorte de quem o manuseia.
“Mais do que um objeto, uma obra de arte, é um artefato mágico que deve ser consultado. É uma ferramenta de autoconhecimento.” Diz Marcela.
O Oráculo Urutu é um múltiplo que pode ser encontrado na Carbono Galeria.